sábado, 23 de agosto de 2008

Desigualdade social!

Na Ultima postagem comecei a falar sobre as eleições e acabei terminando falando sobre a desigualdade social. Esse é um assunto que eu acho válido abordar.
A desigualdade social é um tema onde todos que perguntarmos tem uma resposta na ponta da língua. Desde a pessoa mais pobre até a pessoa mais rica.
É quase normal enquanto estamos no transito esbarrarmos com pedintes a todo o momento. Um lugar onde isso é muito comum é o Centro da Cidade. Lá é aonde tem a maior concentração de pedintes. Pessoas que vivem embaixo de viadutos, que se misturam com restos de comida, animais. Pessoas que vivem em uma situação vergonhosa. Que apesar de serem brasileiros, não tem os direitos de um brasileiro, para falar a verdade não é dado para eles o direito de ser - humano.
Ao andar pelas ruas do centro você por várias vezes se depara com situações terríveis, pessoas umas deitadas sobre as outras como animais, ficamos solidarizados com aquela situação, porém quem pára para ajudar?Eu não!Sabe por quê? O medo de ser assaltado é muito maior, o medo levarem a minha bolsa é muito maior do que minha solidariedade.
E pensando nisso, imagino, como pode um ser humano ter medo de outro?Que condições chegamos? O medo já virou habitante de nossos corações. Temos medo de tudo. Já se foi à época que as pessoas ficavam na rua até tarde, agora ficar depois das 22 horas, sozinho na rua é certo de ser submetido a um assalto. Apesar de quer horário não diz nada. Lugar também não.
No Rio de Janeiro, podemos estar as oito da manha em um ponto de ônibus movimentado e ser assaltado.
É triste, mas é a realidade.

Nenhum comentário: